No mundo, são mais de 500 mil praticantes do Beach Tennis espalhados por 66 países.
A quadra de Beach Tennis possui 16m de comprimento e 4,5m de largura nos jogos de simples. Já nos jogos de dupla, as dimensões são de 16m de comprimento e 8m de largura. A altura da rede é de 1,70m.
Semelhante ao vôlei de praia, uma das diferenças do Beach Tennis é permitir aos atletas ser práticado tanto em duplas quanto sozinho.
O BEACH TENNIS
O Beach Tennis, também conhecido como Tênis de Praia, assim como o Tamboréu, surgiu na Itália, mais precisamente na cidade de Ravenna, há aproximadamente 30 anos. O esporte chegou ao Brasil, mais precisamente nas praias do Rio de Janeiro, Santos e Fortaleza, no ano de 2008, através dos praticantes do esporte Leopoldo Correa e Adão Chagas. Com a consolidação do esporte no país, uma das primeiras a obter sucesso, praticando profissionalmente a modalidade foi a tenista Marcela Evangelista, que migrou das quadras do Tênis para brilhar nos campos de areia do Rio de Janeiro.
O novo esporte conquistou não somente o Brasil, mas sim países como Chile, Venezuela, Argentina, França, Espanha, Rússia, Estados Unidos, Japão, Portugal, República Tcheca, Bermudas, Países Baixos, Aruba e Austrália por exemplo.
Hoje o Beach Tennis é praticado em todos os cantos do Brasil, e o país já é a segunda potência mundial no esporte, ficando apenas atrás da criadora da modalidade, a Itália.
Em Araraquara, no interior do estado de São Paulo por exemplo, existe o Centro de Treinamento "Play Beach Tennis", que é um complexo para atletas de alto rendimento do esporte.
Outro grande passo no desenvolvimento do Beach Tennis no Brasil foi a criação da AJB (Associação dos Jogadores de Beach Tennis). A associação reúne os atletas do esporte e visa defender os interesses dos praticantes, com o foco de criar um sistema onde os jogadores possam alcançar o maior grau de prazer e satisfação, pessoal e coletivo, com respeito ao próximo e dentro das regras em vigor.
Olhando pelo lado profissional e competitivo do esporte, o Brasil lidera o Ranking Mundial Feminino (ITF) com as atletas Joana Cortez e Samantha Barijan. Já na chave masculina, as primeiras colocações pertencem à Itália, e o Brasil está em 3º lugar com o atleta Vinícius Font, em 9º lugar com Marcus Ferreira e em 13º lugar com Guilherme Prata.
Porém, hoje vamos falar não apenas dos profissionais do esporte, mas sim daqueles que se apaixonaram pelo Beach Tennis e praticam o esporte por prazer, com um gostinho de competição.
No Círculo Militar de Campinas, o esporte que começou sem muita aceitação do público, hoje é uma das atrações dos apaixonados por esporte.
O Beach Tennis começou a ser praticado no Círculo Militar de Campinas no ano de 2013, e hoje reúne todos os sábados uma média de 70 pessoas ao longo do dia.
Alex foi um dos primeiros sócios do clube a começar no Beach Tennis, dentro do Círculo Militar de Campinas. Desde que o esporte entrou na rotina dos sócios, em 2013, Alex, que já praticava o Tênis de Campo, se apaixonou pela nova modalidade e hoje não passa um sábado sequer longe da areia.
Mesmo praticando o esporte por lazer, Alex começou disputar alguns torneios internos e interclubes no fim do ano passado.
"É muito gratificante a gente fazer um esporte que gosta por puro prazer, mas com o tempo você vai evoluindo e melhorando o seu jogo e, consequentemente, acaba participando de torneios. O importante é nunca deixando de lado o ponto principal, que é se divertir".
Hoje o círculo militar conta com aproximadamente 70 praticantes do Beach Tennis, entre homens e mulheres de todas as idades.
Alex terminou em 3º lugar no último torneio interno do Círculo Militar de Beach Tennis.
AS REGRAS DO ESPORTE
Como em todo esporte, o Beach Tennis também possui regras específicas para sua prática.
Começando pelo terreno de jogo, como já informamos anteriormente, as dimensões da quadra são de 16m de comprimento e 4,5m de largura nos jogos de simples, ou seja um contra um, e 16m de comprimento e 8m de largura nos jogos de duplas, dois tenistas contra outros dois tenistas. A altura da rede utilizada no Beach Tennis é um pouco maior à utilizada no Tênis de Campo, que tem 1m de altura aproximadamente. Já do Tênis de Praia mede 1,70m de altura.
Em relação aos matériais utilizados durante uma partida, temos: raquete própria para a modalidade e com as seguintes medidas: até 50cm de comprimento, 26cm de largura e 3,8cm de espessura. Não existem cordas e são feitas de kevlar, carbono ou grafite.
Na superfície utilizada para fazer o contato com a bola, o comprimento não pode exceder 30cm e existem furos que variam de 9mm a 13mm de diâmetro, feitos para reduzir a resistência do ar e facilitar na execução do movimento. A bola utilizada é a de tênis com baixa pressão de cor laranja, que é 50% mais lenta se comparada à bola tradicional de tênis.
O Beach Tennis pode ser disputado de duas formas: em partidas simples, ou seja, partida entre dois participantes do mesmo sexo e em partidas de duplas, ou seja, entre duplas de participantes tanto do mesmo sexo ou de sexo diferentes, que são chamadas de duplas mistas.
A forma de contagem dos pontos é semelhante à usada no tênis, melhor de 3 sets, com 6 games dentro de cada set, e pontos durante os games contados da seguinte forma: 15, 30, 40. Porém, como ocorre em raras exceções no Tênis de Campo, o Beach Tennis adota o uso do sistema no-ad, ou seja, se o game fica empatado em 40x40, não existe vantagem-contra ou vantagem-favor. Quem fizer o ponto vence o game. Em caso de empate, 1 set para cada jogador ou cada dupla, o terceiro e último set é disputado através de um match tie-break, que nada mais é do que o super tie break do Tênis de Campo, que consiste na disputa de 10 pontos corridos, onde o jogador deve ou conquistar os 10 pontos ou, em caso de empate em 9x9, abrir dois pontos de vantagem sobre seu adversário para vencer a partida.
Durante a disputa do ponto, cada jogador só pode ter um contato com a bola e o objetivo é projetá-la sobre a rede sem deixá-la tocar a areia. Nas partidas de duplas, cada equipe tem direito a apenas um contato com a bola também. Para que o ponto termine, é necessário que alguma das seguintes situações ocorra: ou o erro na rede por parte de um jogador; contato da bola com a areia. Nesse caso, a marcação da quadra por meio de fitas esticadas na areia, define a bola como dentro ou fora; e por fim, imposição de alguma das regras, como por exemplo: tocar a raquete na rede ou tocar a linha de saque antes do contato com a bola no serviço.
O saque pode ser executado tanto por cima da cabeça quanto por baixo. Diferente do tênis, não existe o let, que é a repetição do serviço se a bola tocar na rede e passar para o outro lado da quadra, e é permitido apenas um saque, que pode ser realizado de qualquer posição para qualquer região da quadra adversária, desde que esteja atrás da linha de base. Nas duplas mistas, a regra determina que o homem saque por baixo e a mulher pode escolher a forma que irá sacar.
Curioso para praticar o esporte? Veja no vídeo do 1º Torneio Mundial de Beach Tennis, realizado em Torres, no Rio Grande do Sul, como o Beach Tennis funciona na prática.
Gostou do Beach Tennis?
Deixe sua opinião sobre a matéria nos comentários ao lado: