SE ALIMENTAR BEM É FUNDAMENTAL!
Confira todas as dicas do que você deve comer para potencializar o seu rendimento nas quadras.
As frutas, além de fundamentais para o organismo, também são alimentos muito acessíveis e baratos.
Frutas
Ricas em nutrientes e vitaminas, as frutas são indispensáveis para uma alimentação saudável. Há o ditado de que quanto mais colorido o prato, mais saudável a refeição. Porém, poucos sabem que as cores das frutas nos dizem quais são os benefícios que elas trazem para a nossa saúde, além de prevenir várias doenças e fortalecer nosso sistema imunológico. As frutas vermelhas funcionam como anti-oxidantes naturais, e auxiliam na prevenção de doenças como diabetes, hipertensão e doenças vasculares. As frutas verdes funcionam como repozitoras de energia gasta pelo corpo e no combate de tumores, principalmente os pulmonares. As frutas amarelas, ricas em Vitamina C, favorecem o processo de cicatrização, agem no fortalecimento da pele, dos cabelos, dos olhos, e mantém o sistema nervoso saudável. As frutas roxas beneficiam os músculos, o coração, retardam o envelhecimento, neutralizam as substâncias cancerígenas e evitam lesões nas articulações. Por fim as frutas brancas que são ricas em substâncias anti inflamatórias e atuam no metabolismo das proteínas.
Os carboidratos são encontrados em pães, massas, batatas, mandioca, sementes e cereais.
Carboidratos
Os carboidratos muitas vezes são vistos de forma equivocada pelas pessoas. Muitos pensam que para ter um corpo mais saudável, ou para ficar mais magro e em forma, é preciso cortar esse tipo de alimento do cardápio. É ai que muitos se enganam. Os carboidratos são a principal fonte de energias do corpo humano. Os carboidratos são compostos de Oxigênio, Carbono e Hidrogênio, no caso dos simples, e de açúcares no caso dos complexos.
Além de providenciarem energia para o sistema nervoso central, os carboidratos são a primeira fonte de energia que os músculos requisitam quando trabalhados a alta intensidade sem oxigênio. Após a realização de uma atividade física, os músculos estão fadigados e necessitando de reposição energética. Ao não consumir carboidratos após atividades físicas intensas, os músculos não serão regenerados de forma adequada, o que poderá ocasionar lesões na próxima atividade a ser realizada. Além de ter a função regenerativa no corpo humano, os carboidratos são ótimos energéticos pré-atividade física também. Consumir batatas, bananas, massas, arroz, e de preferência sempre em sua forma integral, 40 minutos antes de atividades físicas, irá potencializar ao máximo o seu desempenho.
Proteínas são encontradas em carnes vermelhas, peixes, aves, ovos, queijos, nozes e castanhas.
Proteínas
A proteína é o principal componente orgânico dos nossos músculos, ou seja, estimular a síntese protéica significa estimular o processo de construção muscular. Uma das principais preocupações para que isto ocorra é através da ingestão adequada de proteínas. Para os atletas, a massa muscular não aumenta simplesmente graças ao consumo de alimentos ricos em proteínas. A proteína em excesso pode aumentar o porcentual de gordura, além de predispor aos efeitos colaterais, particularmente uma sobrecarga para as funções hepática e renal. A principal contribuição das proteínas dietéticas consiste em fornecer aminoácidos para os vários processos anabólicos. Assim, atletas que praticam exercício físico de alta intensidade têm a ingestão recomendada de proteínas aumentadas, enquanto àqueles que praticam exercício aeróbio moderado é descrito uma necessidade protéica diária igual ao recomendado para as populações sedentárias.